segunda-feira, 26 de maio de 2014

Cabeça fervilhando depois do curso de Reprodução

São muitas as novidades para compartilhar e já posso adiantar que minha cabeça está fervilhando de idéias depois do curso de reprodução de orquídeas que fiz ontem.

Começando do começo:

Realizei no último mês o curso de Cultivo Orgânico de Orquídeas com o professor Darly Machado de Campos e com a Leonice Preto.

Agora, um mês depois, me inscrevi para o módulo 2 que trata de reprodução das orquídeas.
O curso foi na Plantech Orquidário Takebayashi em Atibaia. Estava super ansiosa para conhecer a Sandra e minhas expectativas foram totalmente atendidas.


O laboratório dela é lindo!

Minhas Mestras! Detalhe para o meu moletom novinho, manchado de água sanitária!
Mas ao menos consegui não quebrar nada lá!


Aprendemos inicialmente o método orgânico de germinação das sementes de orquídea in vitro. O meio de cultura Salada de Frutas do Dr Darly e aprimorado pela Leonice é muito interessante.



Eles conseguiram, através do uso de produtos 100% orgânicos, um meio de cultura não laboratorial e que tem um índice de germinação altíssimo.

Eu sou muito desajeitada e por isso, já me senti apreensiva nesse momento. Os agentes desinfectantes, alcool, fogo... hmm... isso já me parecia complicado. Como vou manipular isso sem por fogo na casa?

Me senti ao mesmo tempo insegura mas, muito curiosa.

Depois, aprendemos com a Sandra como extrair o meristema de uma orquídea e reproduzi-las. Meristemas são as células tronco das plantas. 
Nesse processo você não tem o cruzamento de uma planta mãe e uma planta pai. Você realiza um clone! É como brincar de Deus mesmo!


Profa Sandra Takebayashi


Para os meristemas, ainda não chegamos ao meio de cultura orgânico e o ambiente deve ser laboratorial. Isso complica um pouco as coisas para nós, cultivadores domésticos. Mas, aprender como é e entender o processo me abriu muitas portas. É.. fechou uma porta também: Talvez eu não deseje isso para meu futuro. Laboratório não é tão comigo assim.

As melhores orquídeas do Brasil estão lá no Orquidário para clonagem. Uaaaau!


Voltei para casa com a cabeça fervendo de idéias. Eu volto tão cansada que tenho enxaquecas horríveis! Acho que meu cérebro já não consegue mais absorver tanta informação. 
Exausta e extasiada, na mesma proporção.

Eu, como já reportado aqui, já havia realizado o cruzamento de diversas orquídeas em casa e tenho uma porção de grávidas aqui. Parece posto de saúde em dia de visita para pré-natal.

Mas, capsulas demooooram para amadurecer e enquanto isso tenho muita coisa para pensar.

Eu fiz, no dia 09/05, um meio de cultura que encontrei na internet.
Parecia mais uma sessão de macumba, pela quantidade de velas acesas mas, de 4 frascos, salvei 1 sem fungos! Porém, nada de germinação até agora. Tenho poucas esperanças com esse frasco.





As sementes de Purple Fringe que eu comprei da Tailândia. Plantei um pouco no solo que eles enviaram com as sementes e até agora 1 plantinha germinou. Ao menos 1.

Voltamos do curso ontem com 2 frascos com meio de cultura orgânico e sementes de L Purpurata e L Pumila.

Cheguei em casa e fiquei andando com eles nas mãos pensando em onde colocá-los para tentar alguma germinação. Aquilo estava me deixando maluca.

Depois, pesquisei um pouco sobre a capela.
É como um aquário de vidro onde se pode realizar as semeaduras sem tanta probabilidade de infecção. 
Uma capela de vidro temperado custa aproximadamente R$ 300. 

Será que se eu colocar um anuncio no Bom Negócio eu consigo algo:
"Troco máquina de costura por capela de vidro temperado"??


E uma câmara de fluxo laminar custa mais de R$ 3.000. 
Como não tenho nenhuma pretensão de montar um laboratório, vou tentar algum meio alternativo. A internet é uma benção!


Sem saber onde colocar os frascos, me vi em frente ao meu aquário e então uma luz surgiu em mim:

- 12 horas de luz por dia
- temperatura constante...

AQUI MESMO!


Lá foi o frasco de L Pumila para dentro do aquário!

Os peixes até gostaram da nova decoração.

Depois, coisas começaram a fervilhar:

- quando tenho fungos no aquário, o que eu faço?? Uso anti-fúngico! Será que aplicar anti-fúngico ao meio de cultura não evitaria os tão temidos fungos? 
será que eles derreteriam as sementes?

- Uso soluções alcalinizantes e acidificantes no aquário. Testes de PH também. Será que funcionam com o meio de cultura? 

Algum orquidófilo e aquarista já pensou nisso??

Resultado: lógico que não descansarei enquanto não souber a resposta. Mesmo que tudo dê errado.

Obrigada Deus por me dar essa curiosidade toda!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.
Gostaria de saber sua opinião sobre essa postagem.