terça-feira, 29 de abril de 2014

Adubação - Outra vez?!

Todas as meninas, inclusive as Rosas do Deserto e a Pitaya foram adubadas.

Na tentativa de acabar com os mosquitinhos, usei óleo de Neem (5ml/litro) e o adubo líquido Bonsolo (100ml/litro), por recomendação da Léo, do Orquidário Hortolândia. 

Ambos são orgânicos (oba!).

Estou tentando, além de eliminar os mosquitinhos, 'acordar' algumas das mudas de orquídea que vieram da minha tia. Tenho umas 5 ou 6 assim.

Elas parecem estar em período de hibernação. 
Não crescem, não morrem.... não se desenvolvem. 
Não é ruim mas, me preocupo que falte algo para ela e espero não pecar pelo excesso.

São muitas plantas... estou usando 3 litros para fazer spray em todas!
Foram 30 minutos de inspeção e aplicação.

Estou seguindo os conceitos dos cuidados orgânicos e utilizando meios naturais para prevenção de pragas. Tenho em meu jardim atualmente:

pimenta malagueta
alecrim
hortelã
muitas tagetes
arruda
manjericão
manjericão roxo
tomilho limão
citronela

Todas atuam como inseticidas naturais. 
Com isso, não quebro o ecossistema que está se formando no jardim.
Como não uso venenos, mantenho aranhas e lagartixas, que são muito úteis no controle de pragas também.

Por algum motivo, tenho perdido com frequência os vasinhos de hortelã. 
Já perdi 3. Preciso entender o que pode estar acontecendo com eles.

As grávidas estão muito bem, como podem observar nas fotos abaixo:



Esta garota 024 aparenta estar grávida (formando a cápsula) mas, estranhamente a flor não murchou... vai continuar em observação.
Vejam como ela 'engordou' de uma foto para outra.


Para essa orquídea 027 (ainda não identificada), a capsula está se formando bem e em apenas uma das flores. Todas as outras continuam bem abertas, há mais de 3 meses!
Observem o espessamento da capsula, comparando as duas fotos.

Esta é uma capsula da minha Cattleya. Crescendo.... crescendo....


As vagens da Rosa do Deserto também cresceram e parecem muito saudáveis.
Ainda não encontrei nenhuma outra vagem. Nem nesta planta, nem a planta que foi pai destas vagens.... e mãe, claro! 


Esta Cattleya foi fecundada no dia 25/04. Ainda não consigo saber se deu certo. Fiz fertilização com o pólen dela mesma (self).


Fiz essa fecundação no dia 25/04 também, usando o polén da Cattleya que está na foto acima. Não tenho certeza se dará certo porque o local onde ficam as políneas parece estar com fungos.



Esta é uma planta nova, ainda não identificada ou numerada. 
São mudas de mini-orquídeas que ganhei do Sr Orlando, do Orquidário Bandeirantes. Foram plantadas na esponja vegetal.

Esta planta 014 está florindo. Estou ansiosa para conseguir identificá-la.

Detalhes da flor da 014.




Segue link do adubo Bonsolo que utilizei hoje:

http://www.bonsolo.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.
Gostaria de saber sua opinião sobre essa postagem.