quarta-feira, 30 de abril de 2014

Sobre a reprodução das orquídeas

A reprodução das orquídeas é mais simples do que parece.

Eu aprendi assistindo vídeos na internet e existem muitos.
Gosto muito dos vídeos do Mauro:



Ele explica com muita calma como retirar o pólen e como colocar na planta para fecundação.

Eu ainda sou 'júnior' nisso mas, já consegui 'engravidar' algumas das minhas orquídeas.

Assistam o vídeo acima e aqui estão algumas dicas:

- Champagne com morangos e um ambiente romântico ajudam as plantas a entrarem no clima.... HAHAHAH... não! Não ajudam, não! 
Mas, por certo você ficará bem calminho e motivado então, vale a pena!

- Selecione orquídeas de espécies com afinidade... lógico porque sexo sem afinidade não dá.
Brincadeira.... é que as espécies se misturam e algumas vezes, por falta de afinidade das espécies a planta pode não engravidar.

- Coloque uma plaquinha com a data da fecundação. Você precisa saber quando a cápsula começou a se formar para saber quando estará pronta. É... não tem o pininho vermelho que sobe quando a cápsula ficou pronta, como os Perús Sadia.

- Já que fará a plaquinha, anote o nome do pai que fecundou aquela flor. O pai é a flor de onde você tirou as bolinhas de pólen.

- As plantas podem se 'auto-fecundar'... isso é: a flor pai pode ser do mesmo vaso da flor mãe. Em alguns casos, até a mesma flor.
Isso é muito usado para purificar a espécie. Lembra do Hitler e a Raça Ariana?? Então... é meio por aí.

- Se a fecundação for um sucesso você perceberá que a flor que você fecundou irá murchar e secar nos próximos dias... porque a missão dela terminou. Afinal, a planta é linda e perfumada para atrair os insetos polinizadores. Se já fecundou, acabou a função.

- Não retire a flor seca!!

- Ao longo dos próximos dias a planta formará uma 'barriguinha' de grávida... no caule logo abaixo da planta fecundada. Essa barriguinha é uma cápsula e ela passará meses aumentando e se enchendo de sementes.

- Algumas cápsulas estarão prontas em 6 meses, outras em até 1 ano e meio. Depende da espécie.

Depois de pronta a capsula começa a parte mais complicada (ao menos para mim!): Germinar as sementes.

As sementes das orquídeas não vem com 'vitamina' suficiente para germinarem sozinhas... como o feijão, o tomate... outras sementes onde só precisamos colocar na terra e molhar.
Elas são tão delicadas que precisam de condições especiais para germinar.
Na Natureza elas voam com o vento e se prendem nos caules das árvores. Quando encontram o ambiente ideal, germinam. Elas precisam de um fungo chamado micoriza que existe na raiz das orquídeas para germinarem.

Nós, seres humanos com pressa, desenvolvemos milhares de receitas para 'enganar' as pobres sementes e então fazê-las germinar.
Mas, não pense que é fácil, não!!

Depois de germinadas elas passam por milhares de outras fases até que se tornem aquela orquídea linda e florida que você compra no supermercado.

Hmm... tá começando a entender porque as orquídeas custam um pouco mais que as violetinhas?!
Elas dão um trabalhão!

Não consigo me imaginar vendendo minhas plantas para alguém.
A coitada da pessoa teria que me provar que sabe MUITO bem cuidar de uma orquídea! E não pagaria pouco por elas não.
Cada uma das minhas plantas é cuidada ao menos 2x por dia. Individualmente.
Vi crescer e brotar cada flor e folhinha. Exigem muito cuidado mesmo.

Em maio farei um curso em Atibaia para aprender a germinar as sementes. Assim, quando minhas cápsulas estiverem prontas, saberei o que fazer com elas. Claro que vou postar tudo aqui!! Mas, precisamos esperar.





Pessoal que entende bem da biologia das flores e profissionais: Expliquei com linguagem bem simples porque é bastante difícil encontrar um orquidólogo que traduza os termos técnicos como bulbos, pseudobulbos, políneas...para pessoas como nós que amam as plantas mas, não são profissionais... Tenham paciência! 




Um comentário:

  1. Hey! Adorei seu blog, parabéns! Sempre fui apaixonado por orquídeas e agora que terminei a faculdade tenho mais tempo pra elas. Nesse final de semana vou fazer minha primeira semeadura. Já estou ansioso pra ver os filhotes da minha Denphal Laranja crescerem!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.
Gostaria de saber sua opinião sobre essa postagem.